4 de setembro de 2007

Roma mescla história e agito urbano

Começo o nosso passeio pela Itália, esse país deslumbrante que de norte ao sul tem sempre uma cidade diferente e com muitas coisinhas legais para fazer.Na capital Roma, andar é a melhor coisa, pois a cada esquina há uma nova obra de arte. Raramente você vai pegar um metrô. Só mesmo nas horas de cansaço e no final do dia de volta para o local de hospedagem. Cogite também os ônibus que são bons e você vai vendo a paisagem. Roma é agitada de dia e de noite. Atrações mais concorridas são melhores de ir bem cedo, pois é arriscado você não conseguir tirar foto do lugar com tanta gente em volta. Roma, pra ser bem conhecida, deve ser dividida em setores turísticos. É o que eu faço abaixo. Acho que 3 a 4 dias são básicos para conhecer tudo.

Tire o primeiro dia para conhecer o Vaticano, pois se caminha bastante e a disposição é bem maior, afinal é o começo da viagem. Lá, não deixe de entrar na Basílica, Castelo de São Ângelo, Museu do Vaticano (muuuuito bom, mas cansativo) e Capela Sistina onde o teto foi todo pintado por Michelangelo. É um ótimo panorama. Informe-se onde fica a Praça Garibaldi e vá até lá. Lá é lindo e tem a melhor visão panorâmica da cidade. O por do sol lá de cima é perfeito. Pode ir depois do Vaticano. Se sobrar tempo nesse dia considere um passeio às margens do Rio Tibre com suas pontes e estátuas. Sem falar na paisagem em volta que é linda.

Em um segundo dia o legal é conhecer a ROMA Antiga. Ir ao Coliseu cedinho para evitar multidões. Fique uma hora por lá admirando e tirando fotos do entorno que é lindo. O ingresso dá direito a conhecer o Fórum Romano que fica bem em frente. Quando sair você já vai ver a entrada para o Fórum. Pegue um mapa na entrada e passe no mínimo umas 4 horas lá dentro. Veja o Arco de Constantino, o Circo Mássimo, Teatros de Marcelo e no final o Campidólio, onde há vários imponentes palácios e uma praça simétrica desenha por Michelangelo. Lendária também é a estátua da Loba Romana. É fantástica a história! Não economize nas fotos.

Tire outro dia para conhecer a Roma Barroca, que é possível ver nas praças belíssimas que há na cidade. Coloque no roteiro a Piazza Navona (rodeada de cafés com mesinhas ao ar livre), de lá vá ao Pantheon (também com sua praça, fontes e cafés), Piazza Di Spagna (onde há as lojas de grifes), a Fontana de Trevi, considerada a fonte mais linda e conservada do mundo (com muitas sorveterias e souvenirs em volta) e a Piazza do Campo dei Fiori onde além de lojas magníficas para ricos tem arquitetura linda do período renascentista. Olhe pra cima e verás uma sucessão de fachadas de diferentes estilos, do românico ao barroco.

Se tiver tempo vale ver também as Termas de Caracala, os Mercados de Trajano e os Museus Capitolinos. À noite o melhor bairro para curtir é o Transtevere. Muitas boates e bares agitados. E claro, o charme e a beleza dos italianos. Os franceses que me desculpem, mas a Itália é bemmmmmmmm mais chique que Paris. Eu achei!

Na Estação Centrale é possível pegar trens para toda a Itália. Tomar cuidado nas redondezas onde a Elza rola solta. Ficar sempre atento, pois Roma assim como São Paulo é uma metrópole conturbada principalmente no seu transito caótico e alguns problemas urbanos. Claro, a beleza dos monumentos ofusca tudo isso. Ah, não esqueça de tomar bastante sorvete (gelatis) e comer muuuuuuuita pizza (baratas). Quem precisar de mais dicas como preços, onde ficar, onde comer me manda e-mail para tiago.fasano@uol.com.br que terei o maior prazer em repassar.

Nosso próximo destino? Florença, o berço do renascimento. Aguardem!

Beijos gente!

0 comentários: