15 de fevereiro de 2008

Entre ruelas e gondoleiros em Veneza!

E ontem foi o Valentine’s Day nos EUA. A data é similar ao nosso dia dos namorados. Como o clima é de paixão, porque não um passeio super bacana pela cidade mais românica do planeta? Abaixo um pouquinho de Veneza para vocês! As fotos escolhidas para esta reportagem estão de dar vontade de comprar logo a passagem. Adoooooro!

Construída sobre estacas de madeira enterradas há quase 1.600 anos numa laguna do Mar Adriático, Veneza orgulha-se de ostentar o título de a mais poética e sentimental cidade do planeta. Os passeios de gôndolas ou vaporetos (ônibus aquáticos) por seus canais, as ruelas estreitas exclusivas para pedestres e os palácios são o cenário perfeito para uma história de amor.

Em Veneza, tudo parece de mentira, inclusive ela mesma: a cidade parece flutuar. Provavelmente nenhum outro lugar no mundo reúne tantos atributos para você se surpreender. As pontes são lindas e parecem objetos de decoração. As vielas e os becos parecem fazer o tempo passar mais devagar. Os canais inspiram a todos. E o melhor, tudo dá pra conhecer em dois dias. A Italia é linda, mas é aqui que ela tem um charme todo especial. Vamos navegar então?

Pra começar bem, vale acordar cedo. 7:30 já esteja na rua! A cidade ainda estará vazia e você terá a sensação de ser dono de tudo alquilo. Depois das nove horas os turistas vindos de todas as partes invadem as ruelas e acaba-se a paz. É transito de gente! A cidade chega a receber 12 milhões de pessoas por ano. Dividido por 365 dá 32 mil pessoas por dia. rsrsrs Não é exagero. Você verá!

Transporte ideal? Todo mundo sonha em andar de gôndolas. Elas estão por todos os lados e são o charme de Veneza. Algumas decoradas com almofadas em forma de corações, ideais para os casais apaixonados. Se tiver sobrando, vá! Um passeio de meia hora custa em média 50 Euros. Vale mais pelo romantismo. Mas tipo, voce pode fazer como uma amiga minha ali (do ramo da arquitetura - voces não conhecem não!) conheceu um gondoleiro lindíssimo em um baile de máscaras por lá e andou de graça do outro dia com direito a “La Traviata” (de Verdi) tocada em um violino luxo. Claaaaaaaaro, o passeio só veio depois que ela mostrou a sua desenvoltura debaixo dos lençóis. KKKKKKKKKK Abafa!

Se for só pra tirar foto e deixar suas amigas looooucas de inveja há locais onde os gondoleiros permitem fotos em troca de 5 euros. Em outro caso, eu indico comprar um passe de Vaporeto que vale um dia inteiro. O Vaporeto é o transporte mais popular da cidade e é uma espécie de onibus só que circula na água. A maioria circula pelos canais e tem paradas estrategicas. Não pode esquecer de validar o tíquete com o fiscal na primeira viagem onde ele coloca a data que você ta usando pela primeira vez. Se for pegue com data invalida a multa é de 100 euros. Pennnse! O passe custa 8 Euros. Vale a pena.

O bom é que quando você se cansar de andar pelas ruelas (sem trocadilhos por favor!) e quiser dá uma pausa, você pega o vaporeto mais próximo e fica rodando dentro dela pelos canais e desce onde você quiser. O melhor é a Linha 1 que vai da Piazzale Roma até San Marco passando pelo Grande Canal. É legal, mas tem que tomar cuidado para se agasalhar bem na hora do passeio, principalmente se você for do lado de fora pegando o vento frio. Eu peguei uma gripe daquelas e foram 3 dias tossindo gordo. rsrs

Mas o bom mesmo é andar bastante. Comece o passeio em terra firme pela Praça de São Marcos. Admire tudo com muita calma, pois são detalhes impressionantes. Os turistas compram milho de pipoca para dar aos pombos. Custa 1 euro o pacotinho e eles voam na hora em cima de você. Muitas fotos! Lá você já vai avistar a gigantesca fila para a Basílica de São Marcos. Não deixe de visitar. Enquanto fica na fila aprecie a musica tocadas nos cafés em volta da praça. Quando eu fui tava tocando Mozart.

Ao sair da basílica suba no Campanário (Torre do Relógio) e veja a cidade por cima. A palavra é: deslumbre! Tire muitas fotos e só desça quando o sino bater. Ainda nas adjacências, vale entrar no Palácio Ducale que foi residência dos governantes de Veneza, chamados de Doges, no século 9. Para descansar, outra dica é tomar sorvete encostado em uma das pontes. O de Nutella é perfeito.

Outro cartão postal e que também é um dos pontos de parada dos Vaporetos é a Ponte Rialto. Ela é bem diferente das demais. É um dos locais mais famosos de Veneza e oferece belas vistas do Grande Canal e serve de marco para o centro da cidade. O comercio em cima dela é maravilhoso. É obrigatório comprar uma máscara. As famosas máscaras usadas pela população em um dos carnavais mais charmosos do mundo. Além delas você encontra roupas, bugigangas e artesanato que marcam a paisagem das ruelas.

Se museu for a sua praia vale fazer uma visita a Galeria da Academia. Está abrigada em um magnífico palácio, apresenta uma coleção extraordinária de arte veneziana. Eu fui e adorei. Outro programa legal acontece a noite. Os restaurantes enchem-se e os canais refletem as luzes da cidade, dando um toque especial ao lugar, que se torna ainda mais romântico.

E nos mais, andar bastante. Tem sempre alguma coisa que deixa-se de ver. Ah, e torcer para o mar subir e você sentir as águas gélidas do Adriático nos pés. Mais luxo impossível, principalmente se na hora você estiver sentado em um dos cafés da Piazza San Marco conversando sobre a queda do dólar. Luxo, Poder, Riqueza e muuuuuuita Sedução. Melhor que isso só uma gozada dasquelas com um Gongoleiro Espanhol chamado Ruan. KKKKKKKKKKKKKK Abaaaaaafa!

Boa Viagem. Muuuack!

0 comentários: